La délicatesse (França 2011).
De David Foenkinos, Stéphane Foenkinos. Comedia romântica em cores/108’.
Nathalie tem uma vida maravilhosa. Ela é jovem, bonita e tem o casamento perfeito. Mas quando seu marido morre num acidente, seu mundo vira de cabeça para baixo. Nos anos seguintes, ela foca em seu trabalho, deixando seus sentimentos de lado. Então, de repente, sem mesmo entender o porquê, ela beija o homem mais inesperado: seu colega de trabalho, Markus. Esse casal incomum embarca numa jornada emocional; uma jornada que suscita todos os tipos de questões e hostilidade no trabalho. Podemos de fato escolher a maneira de redescobrir o prazer de viver? Maravilhados com o amor récem-descoberto, Nathalie e Markus acabam fugindo para dar uma chance ao relacionamento.
2- Ferrugem e osso
De rouille et d'os (Bélgica, França 2012).
Encarregado de seu filho, Ali deixa Bélgica para Antibes para viver com sua irmã e seu marido como uma família. O vínculo de Ali com Stephanie, uma treinadora de baleias assassinas, cresce cada vez mais, depois que Stephanie sofre um acidente horrível.
3- Intocáveis
Intouchables (França 2011).
Philippe é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático. De início eles enfrentam vários problemas, já que ambos têm temperamento forte, mas aos poucos passam a aprender um com o outro
4- O fabuloso destino de Amélie Poulain
Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain (França 2001).
De Jean-Pierre Jeunet. Com Audrey Tautou, Mathieu Kassowitz, Rufus. Comédia em cores/120’. Classificação etária Livre.
O filme conta a história de Amélie, uma menina cujos pais a privaram de freqüentar a escola e ter contato com outras crianças, por acharem que ela apresentasse uma anomalia no coração. Ao crescer, Amélie muda-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete em um pequeno café e mora em um apartamento alugado onde vive suas fantasias. Certo dia porém, sua vida sofre uma transformação radical no dia em que descobre, em seu banheiro, uma antiga caixa cheia de objetos infantis pertencentes ao antigo morador do apartamento, Dominique. Empolgada, assume a missão de encontrar o dono e entregar o que achou, anonimamente. Essa jornada irá conduzi-la a um mundo totalmente novo. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo. A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre… * César de Melhor Filme, Diretor, Trilha Sonora e Diração de Arte *; * Bafta de Melhor Roteiro Original e Diração de Arte *; * 5 Indicações para o Oscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário